[Tutorial] Temporizadores, Fios Disparadores e Placas de Pressão

Dicas e tutorais de sobrevivência
Chaos
Contato:

[Tutorial] Temporizadores, Fios Disparadores e Placas de Pressão

Mensagempor Chaos » 03 Ago 2016, 23:05

Venho cá eu trazer para vocês, ó resistência, tutoriais do "O Livro Perigoso para Garotos" de Conn Iggulden e Hal Iggulden, mostrando como fazer temporizadores, fios disparadores e placas de pressão com coisas fáceis de se achar e que podem vir a ser úteis após o Z-Day.
Claro que eu estarei adaptando e explicando do meu jeito, para não ficar igual ao livro e não ter problemas com cópia.
Eu mais tarde colocarei fotos ilustrando os circuitos.

Comecemos com a base:
O Temporizador

Material:
-Lâmpada (LED ou incandescente);
-Relógio (de preferência com ponteiros de plastico);
-Fita adesiva;
-Fio de cobre encapado;
-Pilha que dê carga para sua lâmpada.

Para começar, desencape as pontas dos fios. Quando eu fazia aula de Instalação Elétrica, o professor nos ensinou a fazer isso com alicate, mas na hora da necessidade, vai até com os dentes. se você tiver acesso a um alicate ou tesoura (ou a lâmina da sua EDC), é só fazer corte onde você quer desencapar dando a volta no fio e depois simplesmente puxar.
Se você não tiver um fio e sim um cabo, tome cuidado para não cortar os fios de dentro dele, eles geralmente são muito finos e ao serem cortados eles diminuem a eficácia condutora do cabo.
Retire a frente de vidro/plastico do relógio para que se tenha acesso aos ponteiros.
Coloque a ponta de um fio no polo positivo da pilha e cole com a fita adesiva, do outro lado coloque a lâmpada e o fio, tendo certeza que o fio não entra em contato com a pilha e sim com o metal da lâmpada, caso ela seja incandescente, caso ela seja LED, coloque um fio de metal sa lâmpada no polo negativo da pilha e o outro no fio de cobre.
Teste seu sistema encostando as pontas que sobraram dos fios antes de continuar.
Funcionou? Beleza. Não funcionou? Veja se os fios estão bem colados e a lâmpada está realmente funcionando, bom ter uma pilha extra para trocar caso seja necessário.
Amarre as pontas que sobraram de cada fio um em cada ponteiro, de maneira que ao ficarem na mesma direção a parte de cobre dos fios se toquem.
Assim que será fechado o contato para acender a lâmpada
Se tiver como remover o ponteiro dos segundos sem danificar o relógio, faça, caso contrário há a possibilidade dele atrapalhar, agarrando no fio e fazendo o relógio parar.
Vale lembrar que o ponteiro das horas também se mexe.
Mas isso você sabia.

O Fio Disparador

Material:
-Pilha, fita adesiva, fio encapado e lâmpada, mesma coisa do temporizador;
-Pregador de roupa daqueles tradicionais que abrem e fecham (sim, existe de outros tipos, mas não queremos eles);
-Rolha
-Linha resistente ou barbante, ou o fio de garrafa pet que vimos no post do Gangrel;
-Papel Alumínio.

Os primeiros passos são iguais aos do temporizador, desencapar fio, prender na pilha, prender a lâmpada, testar.
Agora pegue o pregador e veja onde ele fica fechado em seu estado normal.
Separe essas pontas e enrole papel alumínio nessas duas pontas (o lado que ficaria na roupa) e prenda as pontas que sobraram dos fios onde você colocou o papel alumínio.
A rolha é usada para servir de material isolante, separando os dois pedaços de papel alumínio que você pôs no pregador.
Pode usar outra coisa no lugar? Sim, desde que seja isolante.
O barbante/fio de pet/linha que você tem vai ser preso na rolha e esticado na área que você quer saber se alguém está entrando, pode ser amarrado em uma porta, deixado entre duas árvores, onde você quiser.
É muito importante deixar o pregador bem firme, colar ele em alguma superfície (deixando que um dos lados consiga se mexer), pois somente a rolha deve sair do lugar. Também preste atenção se a linha está bem presa à rolha, e é resistente, se ela estourar ou sair da rolha, o disparador não vai funcionar.

A Placa de Pressão

Material:
-Pilha, fita adesiva, fio encapado e lâmpada, mesma coisa do temporizador;
-Espuma macia;
-Papel alumínio;
-Dois pedaços de papelão, cartolina, MDF, use o que estiver por perto.

Começa novamente com o circuito da lâmpada, mas agora vamos colocar as pontas dos fios cada uma em um quadrado de papel alumínio colado no seu papelão. A espuma pode ser uma esponja. A ideia é que quando alguém pisar em cima do papelão, os pedaços de alumínio se toquem, fechando o circuito e quando não tiver nenhuma pressão sendo aplicada, a espuma deixe os pedaços de papel alumínio separados.
Para zumbis nem é preciso fazer não ser óbvio, mas na questão de humanos, é bom dar um jeito de cobrir essa placa.

Atenção:
Eu aqui estou falando apenas de luz de alerta com um circuitinho bem simples, você pode fazer as alterações necessárias para suprir suas necessidades, colocar um tipo de alarme sonoro ou ligar algum motor, algum outro sistema maior e modificar os materiais para coisas que você tenha por perto. É só seguir a mesma lógica.
*frase de efeito*

Voltar para “Dicas e Tutoriais”