[Discussão/Teoria] Funghi Zombie

Fórum destinado a teorias e discussões sobre zumbis e o Z-day
Avatar do usuário
Chaos
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Jul 2016, 21:45
Localização: RJ
Contato:

[Discussão/Teoria] Funghi Zombie

Mensagempor Chaos » 11 Ago 2016, 16:57

Especialista? Eu?
Haha, quem me dera.
Muito Google, muito Superinteressante, nem tanto trabalho assim.
Eu vou começar uma seriezinha com vocês aqui de diferentes tipos de vírus zumbi e outros tipos de maneira de começar um apocalipse zumbi.

No meu post sobre a Webcomic Countdown to Countdown eu cito a existência de fitozombies, o meu post inicialmente ia ser sobre eles. Mas depois da criação do jogo Plants vs. Zombies é dificil achar artigos sobre zumbis planta.
Spoiler!
http://www.zombies.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=9

De qualquer jeito, vamos começar por uma maneira não tão usada na cultura zombie de se começar um apocalipse zumbi.
O fungo parasita.
Sim, existem outros tipos de parasitas e eu acho que ficaria legal falar mais deles em outro post mais tarde.

Você provavelmente já ouviu falar da "Formiga Zumbi".
Se, não, aqui vai uma explicação para você.
Caso você queira ler mais sobre isso, deixarei links ao final do post, sinta-se livre para ler, tirar suas conclusões, fazer suas teorias e vir adicionar mais ao post.
Esse fungo foi descoberto em 1859 por Alfred Russel Wallace. O fungo em questão foi o (Ophio)cordyceps unilateralis que ataca formigas de certa espécie. Existem mais de 400 espécies diferentes dos fungos Cordyceps e cada uma delas e especializada em um tipo de espécie diferente para parasitar, sejam formigas, gafanhotos, louva deuses ou outros tipos de insetos e artrópodes.
Já que o caso mais estudado e que eu achei mais resultados foi esse da formiga-de-cupim ou carpinteira, como queira, é o que eu usarei de exemplo hoje.
As formigas têm um comportamento muito específico para que a sua vida em colônia seja harmônica. Elas seguem filas, vivem juntas, estão sempre trabalhando em equipe e cada uma delas tem um papel específico dentro desse convívio.
Quando uma formiga entra em contato com os esporos do fungo e ele começa a agir, ele faz com que esse comportamento seja completamente esquecido e a pobre formiga passa a viver somente com um propósito:
Servir ao fungo.
Por meio de impulsos químicos o Cordyceps manda a formiga para um local apropriado para que ele cresça. Geralmente isso tudo acontece em uma floresta tropical (tenha medo), onde o clima já é úmido e quente o suficiente para que haja a proliferação desses fungos. A deslocação da formiga acontece mesmo assim, pois no chão não há vento o suficiente para espalhar os esporos pelo ar, então o que geralmente acontece é que a formiga deixa seu grupo, se isola, sobe em uma árvore ou planta e se prende em uma folha, ficando ali imóvel.
Assim que o local está correto o fungo começa a sugar os nutrientes do pobre smilinguido até que este morra. Aí o fungo quebra o exoesqueleto da formiga para que ele possa entrar em contato com o ar e assim liberar seus esporos ao vento e começar o ciclo todo de novo.
Existem fósseis que datam de 50 milhões de anos atrás de pantas com as marcas de mordida da formiga do mesmo jeito que encontramos nos dias atuais.

Q: Esse tipo de fungo pode atacar humanos?
Cada Cordyceps ataca um tipo diferente de animal, mas não foi descoberto até hoje um que ataque outros tipos de animais além de insetos e artrópodes.
A: Até agora não.

Q: Há preocupação que isso possa acontecer?
Segundo a Wikipédia:
"Fungos deste gênero já foram estudados e revelaram propriedades promissoras em relação ao câncer e pacientes com resistência a insulina"
Para ninguém dizer que a Wiki não é uma fon te confiável, vi que a fonte da Wiki foi a BBC Brasil e dei uma olhada no artigo.
Segundo ele uma equipe de pesquisa da Universidade de Nottingham, na Grã Bretanha, descobriu que esse fungo pode ajudar no combate futuro ao câncer de diversas gamas diferentes. Esse Cordyceps não é o que ataca a formiga, e sim a lagarta e, segundo este mesmo artigo, já vinha sendo usado na medicina chinesa anteriormente.
Esse fungo tem sido estudado para medicina desde 1950.
Além da luta contra o câncer, o fungo mostra a habilidade de se formar o RNA mensageiro para a criação de proteínas.
A: Preocupação desses pesquisadores: não há. Preocupação da mídia: não há. Preocupação pessoal de quem vos fala: alguma. Não é algo que vá ficar na minha cabeça (literalmente), mas sei que espécies estão sempre evoluindo e se adaptando. Isso vale para plantas, animais e fungos. Então se em algum momento houver a oportunidade e a necessidade do fungo começar a parasitar humanos, isso acontecerá. Talvez os pesquisadores tenham isso em mente durante suas pesquisas, talvez não. Mas já que eu não encontrei mais nada e esse artigo é de 2009, não houveram muitos avanços nessas pesquisas.

Adicionarei mais Q&As ao post a medida que a discussão for aumentando e forem surgindo mais coisas interessantes para se falar sobre o assunto.

LINKS E FONTES!
(segundo spoiler não está funcionando)
http://www.infoescola.com/biologia/formigas-zumbis/
http://misteriosdomundo.org/fungo-do-ga ... e-verdade/
http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2 ... o_rw.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cordyceps
Superinteressante Coleções, Zumbis: a ciência, a história e a cultura pop por trás do fenômeno, Abril de 2012
*frase de efeito*

Avatar do usuário
NatNascimento
Mensagens: 23
Registrado em: 26 Jul 2016, 00:16
Localização: São Paulo

Re: [Discussão/Teoria] Funghi Zombie

Mensagempor NatNascimento » 12 Ago 2016, 00:21

Com todo o nosso "maquinário" acho que seria mais provável ele parasitar como um vírus. E matar o hospedeiro como outras infecções fúngicas fazem..


Voltar para “Teorias e Discussões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante