Zombies - A Resistência Brasileira

Madrugada dos Mortos (2004)

Filmes

Madrugada dos Mortos (2004)

Ficha Técnica

Elenco: Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber, Mekhi Phifer, Ty Burrell etc

Gênero: Terror

Idioma: Inglês

País de Origem: Estados Unidos

Toscômetro Zombies: 3

Nota Zombies: 8

Madrugada dos Mortos (2004)

Apocalipse zumbi? Vamos passear no shopping!

O filme já inicia de forma acelerada

Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead) é um filme americano que trabalha a temática zumbi por uma ótica de terror. O filme é um remake do filme de 1978, com o mesmo nome, dirigido pelo mestre George A. Romero.

No filme, acompanhamos um grupo de sobreviventes que se abrigam em um shopping center fugindo dos mortos-vivos. Conforme os dias passam, mais sobreviventes chegam ao local e eles ficam cercados por uma horda de zumbis.

O grupo enfrenta situações de stress dentro do próprio grupo e têm que se unir para conseguirem sobreviver. Eles acabam bolando um plano de fuga para conseguirem sair do shopping e buscarem um refúgio seguro.

Um pouco da trama

A história inicia com Ana (Sarah Polley), uma enfermeira que retorna à sua casa após um dia cansativo. Ela e o marido dormem tranquilamente e no dia seguinte uma garotinha da vizinhança entra no quarto deles.

O marido de Ana vai tentar ajudar a menina mas é atacado e morto por ela. Ana consegue prender a menina na sala e tenta buscar ajuda, mas seu marido se levanta e parte em sua direção tentando atacá-la.

Ana se tranca no banheiro, mas seu marido está tão violento que começa a quebrar a porta. Ana foge então pela janela do banheiro e ao sair de casa percebe que o mundo virou um caos.

Ela foge no seu carro, com seu marido no seu encalço e o filme mostra um panorama da cidade (para mim, uma das melhores cenas do filme). Ana acaba batendo o carro e desmaiando e é auxiliada pelo sargento Kenneth Hall (Ving Rhames), um policial. Eles se juntam a outros sobreviventes Michael (Jake Weber), um vendedor de eletrônicos, Andre (Mekhi Phifer), um criminoso e Luda (Inna Korobkina) sua esposa grávida.

O grupo se refugia no shopping center e se juntam aos três guardas vivos do shopping. Juntos, eles reforçam as entradas do shopping. Quando vão para o telhado, eles vêem outro sobrevivente, Andy, que está sozinho e é dono de uma loja de armas, que está do outro lado do estacionamento, que agora está infestado. Eles se comunicam com ele através de placas e binóculos.

Calma gente, todos vão ter seu autógrafo!

No dia seguinte, um caminhão de entrega invade o estacionamento, trazendo sobreviventes e acaba fazendo com que os zumbis sigam atrás deles. Entre os sobreviventes, aparece uma mulher inchada e doente, que vêm trazida em um carrinho de mão. Nota: só de olhar pra mulher já dá pra saber que ela vai virar um zumbi.

Após algum tempo, a mulher morre e resurge como uma zumbi, então todos percebem que quem foi mordido irá fatalmente se transformar em zumbi, tornando-se uma ameaça para os outros. Um dos sobreviventes, infectado, decide por conta própria se isolar dos outros sobreviventes antes de se tornar um zumbi.

O grupo acaba precisando ir ao grupo para acionar o gerador de emergência e encontram um cachorro. Eles descobrem então que o animal consegue andar tranquilamente no meio dos zumbis.

Luda, que estava grávida e foi infectada, tinha sido amarrada por seu marido pois esse queria o filho a todo custo. Ela acaba morrendo, mas seu marido abre a barriga dela e tira a criança, que infelizmente virou um zumbi. Norma, um dos sobreviventes que está no shopping acaba encontrando a esposa de André, que agora virou uma zumbi e a mata. Ela e André trocam tiros e os dois acabam morrendo.

O grupo decide então partir para Milwaukee e viajar no barco de Steve para uma ilha no Lago Michigan. Eles reforçam dois ônibus que estavam na garagem do estacionamento, como forma de conseguir passar no meio da horda de zumbis.

Andy, o dono da loja de armas informa ao grupo que esta morrendo de fome e eles decidem ajudá-lo, descendo Chips, o cachorro, com pacotes de comida e um walkie-talkie. Andy chama o cachorro, que passa tranquilamente pelos zumbis. O cachorro entra por uma portinhola, mas um zumbi acaba entrando e morde Andy.

Ao ver isso, Nicole, uma das sobreviventes, preocupada com Chips (Nota: sério? você é burra mulher? o único bicho que pode andar tranquilamente no meio dos zumbis e você está preocupada com ele? vai lavar roupa sua doida) pega o caminhão de entrega e entra lá para tentar resgatá-lo, mas acaba presa e agora Andy transformou-se em um zumbi.

Alguns integrantes do grupo partem para resgatá-la, matam Andy e pegam armas e munições. Ao voltarem para o shopping, são incapazes de fechar a porta e o shopping é invadido, forçando-os a sairem as pressas nos ônibus.

A cidade está devastada e eles partem para tentar chegar até a marina. No meio do caminho acabam sofrendo um acidente e vários integrantes do grupo morrem.

As cenas finais são de uma câmera encontrada no barco de Steve, mostrando desde as aventuras dele. Por fim, mostra o grupo, que está sem suprimentos e chegam finalmente a uma ilha, que também está infestada. As cenas finais deixam dúvidas sobre o destino dos sobreviventes.

Cenas deletadas

Espera acender a churrasqueira primeiro pô!

Uma versão do DVD com "Cortes Não-Avaliados pelo Diretor" foi lançada e incluem algumas representações de como os sobreviventes entram no shopping. Além disso, o dvd oferece várias cenas que não foram incluídas nas vesões do filme, como por exemplo uma versão expandida das transmissões de TV.

Classificação dos zumbis

Os zumbis mostrados no filme não se movimentam como uma pessoa normal. Eles correm! E correm muito! Mas muito mesmo!

A infecção demora um pouco para matar as pessoas, mas o retorno delas uma vez mortas é bastante rápido.

Eles também são atraídos por estimulos externos e até certo ponto demonstram ter algum resquicio de inteligência.

Aparentemente esses zumbis tem a particularidade de se alimentarem apenas de humanos. O cachorro anda tranquilamente no meio deles, de forma que podemos deduzir que isso se estende também a outros animais.

No filme é mostrada um estado em que os zumbis ficam quando são atingidos, de forma que não tem controlam suas ações: "espasmódico". Nesse estado, eles ficam apenas se debatendo e não representam ameaça.

Opinião final

Madrugada dos Mortos foi um filme que eu adorei assistir. O filme é acelerado e te prende do começo ao fim. O toscometro do filme teve nota 3 por conta do bebê zumbi e da velha gorda. Mas tirando essas duas cenas, o filme é bem realista. Comprem pipoca doce e divirtam-se!

gangrel7

gangrel7É admin do fórum, casado, pai da Beatriz e também gosta de rosquinhas como o Tallahassee.